Thursday 12 February 2009

Segredo publicitário: Naturlã Lda.

Em Mangualde da Serra, no concelho de Seia, existe um casal que produz tecidos em 100% lã de ovelha portuguesa, trabalhando apenas com as cores naturais da lã: branco e castanho e as suas misturas (várias tonalidades de castanho). As cores naturais da lã...branco e castanho.

Usando um tear mecânico produzem tecidos com vários padrões, e também felto (ou burel). Esses tecidos têm que ser lavados e escovados, de maneira a ficarem mais macios, o que é feito numa fábrica da zona. Depois voltam a Mangualde da Serra e são transformados em mantas de pastor, cobertores, capas, cachecóis... e os restos são usados para fazer chinelos.

O casal trabalha por encomenda e confessam não ter um grande stock porque conseguem vender tudo. Mas nesta altura em que tecidos de polyester são a única coisa que se consegue pagar nos estabelecimentos comerciais normais, é uma oportunidade a não perder comprar directamente destes artesãos. Assim ajuda-se à economica local, desde a manutenção das pastagens, pelos pastores, aos padeiros de quem o casal vai comprar o pão... Os preços surpreendem por serem tão acessíveis.

1 comment:

João Gonçalves said...

Com um pouco de sorte consigo vender-lhes lã de Chão Sobral... Assim, impedir que esta vá parar ao contentor do lixo ou a algum pinhal próximo da povoação. Porque o negociador de gado só fica com ela se for de graça! É tudo muito estranho!