Saturday 18 August 2007

Gerir o invisível?

De facto existem imensas coisas invisíveis, a um ponto que podemos mesmo dizer que o que gere transformação no mundo e o que o mantém tal como é são sobretudo coisas invisíveis.

A força da gravidade.
O calor.
A luz.
O ar.
Os pensamentos e as ideias.
Os sentimentos.
Que mais te lembras?

Faz sentido pensar no invisível quando queremos perceber o que há. Torna-se quase essêncial... Bem, é isso que a agricultura biodinâmica quer fazer ou, de facto, faz. As preparações biodinâmicas são o invisível levantado ao quadrado, em diluição homeopatica. E venha o diabo ver! Steiner criou de facto 8 preparações principais. 2 preparações para as terras e 6 para a preparação de composto. O monte de composto é o coração da quinta e por isso leva a preparação de Urtica dioica no meio. A urtiga tem propriedades relacionadas ao coração e principalmente ao sangue, por ser rica em Ferro. As outras 5 preparações para o composto são de Valeriana, Milfolho, Dente-de-leão, casca de Carvalho e Camomila. As preparações mais famosas devem ser as preparações em corno de vaca para as terras. Trata-se de duas preparações diferentes, em que se põe uma substância (bosta de vaca ou silica moída) no corno de vaca e enterra-se o corno para hibernar ou veranear na terra. A substância assim obtida é misturada durante uma hora com água, mexendo de forma a que se formem vórtices alternadamente para a esquerda e para a direita. Existem evidências de que compostos e plantas tratados com as preparações mostram de facto caracteristicas com diferenças estatisticamente significativas em relação às referências sem estes tratamentos. Havia muito para pensar e investigar sobre este tema, talvez aqui no blog venham ao de cima algumas evidências caso eu encontre coisas substancialmente relevantes.

Estive a acampar e de noite ouvia as lesmas a treparem a parede da tenda por fora e a fazerem barulho com a rádula. O lugar era escuro e como era lua nova vi as estrelas todinhas que há no céu. A via láctea só me apetecia beber, ou experimentar fazer queijo.

No comments: