Friday 13 April 2007

Desenvolvimento & progresso para Pt

Reorganização da rede escolar
4 de Set de 2006

Para proporcionar melhores condições de aprendizagem no 1.º ciclo, é necessário proceder ao reordenamento da rede escolar, encontrando soluções para o encerramento dos estabelecimentos escolares situados em zonas isoladas, com poucos alunos e falta de recursos, onde as taxas de aproveitamento dos alunos são sistematicamente baixas.

No âmbito do reordenamento da rede escolar do 1.º ciclo, a lista de escolas a encerrar inclui 1418 estabelecimentos, sendo assegurada a transferência dos alunos para 800 novas escolas acolhedoras mais bem apetrechadas e dimensionadas.
Nestas escolas, além de terem mais hipóteses de socialização com outras crianças da mesma idade, os alunos poderão ter acesso a mais e melhores recursos, beneficiando de refeições escolares, de bibliotecas com livros adequados à sua faixa etária e, ainda, de actividades como o Inglês, a actividade física e desportiva, o ensino da música, a iniciação a outras actividades artísticas e a Informática.
Para assegurar o transporte dos alunos dos estabelecimentos que vão encerrar para as novas escolas acolhedoras, o Ministério da Educação (ME) garante a comparticipação integral dos custos das autarquias, canalizando para o efeito dez milhões de euros.
O ME assumiu o compromisso de comparticipar as obras de melhoria dos edifícios e equipamentos realizadas pelas autarquias nas escolas acolhedoras, procedendo à transferência de 2,5 milhões de euros para os municípios. Estas obras de melhoramento são fundamentais para assegurar melhores condições nas escolas acolhedoras, enquanto não são construídos os novos centros escolares, dependentes das verbas negociadas no âmbito do futuro Quadro de Referência Estratégica Nacional (2007/2013).

http://www.min-edu.pt/np3/33.html

Nem uma palavra sobre o motivo de reduzir as despesas com pequenas escolas. Isto ainda e normal?!

No comments: