Thursday 3 May 2007

A agulha magnética

Estou decidida de comer o Curso Agrícola de Rudolf Steiner. Muitas peripecias me despertaram interesse na agricultura biodinâmica. Entre outras um sumo de tomate de Demeter, absolutamente delicioso, que fui absorvendo, bebendo e pensando, no caminho para "casa" ao longo das margens do lago de Starnberg.

Já na introdução o querido Rudi surpreende com a sua perspicácia não linear. Como se explica que uma agulha magnética toma sempre a mesma posição? Se fossemos procurar a explicação na agulha ou na própria bússola limitariamos a nossa capacidade de compreensão. A explicação tem de ser procurada em toda a envolvente, em todo o planeta. A agulha magnética aponta para os pólos magnéticos da Terra, por isso, para compreender o seu comportamento peculiar temos que nos socorrer de todo o planeta.
Assim acontece em muitos campos do saber, nomeadamente em grande parte das ciências naturais, que procuramos explicações num sistema artificialmente reduzido e fechado e excluimos da análise a envolvente e as múltiplas influências exteriores fulcrais para a compreensão de dado fenómeno. Esta forma de saber pode ser suficiente para o desenvolvimento tecnológico, mas não o á para a compreensão profunda da vida e do universo e, nem se quer cede luz suficiente para permitir uma aplicação tecnológica segura, i.e. que não ponha em causa o funcionamento da vida e do universo.

Steiner estava bem lúcido quando classificou os livros de economia social da sua época como "Unsinn" (absurdos, alheios de significância). Certamente teria as mesmas palavras para os livros de economia actuais, e outros mais. Baseia-se no facto de que nada de sentido pode surgir alienado da realidade concreta. Como é que economistas podem dizer algo de útil sobre o preço da manteiga se nunca estiveram no mercado e o negociaram? Se nunca sentiram as consequências na economia doméstica? O que de útil para a vida prática pode ser dito de um nivel afastado das vicissitudes e necessidades da vida concreta?

Sim, a carapuça serve-me. Pois quero falar e até dar conselhos sobre marginalização agrícola, sem conhecer a realidade concreta dos agricultores. Por que altura semeiam e colhem o milho? Como está isso relacionado à lua e às geadas? Como lidam com o míldeo da vinha? Como se sentem em cima do escadote ao colher cerejas para vender?

Rod said today "Only dead fish go with the flow".

No comments: