Friday 5 March 2010

Biodiversidade e sonhos suculentos

Recentemente estive num seminário sobre a conservação de um sítiozinho verde no meio da cidade de Colchester. O pessoal estava animado: "vejam só, um espaço tão pequeno, que serviu para depósito de lixo industrial durante décadas, no meio de uma cidade, e é tão biodiverso!" E um professor de sociologia notou: "estes espaços verdes nas cidades são cada vez mais importantes para a conservação da natureza, visto que a agricultura industrial não permite que plantas e animais selvagens subsistam nos espaços agrícolas."
Já adivinharam?
Pois, nesse momento fiquei com umas dores no coraçanito e mesmo deprimida...
Se me parece que Portugal está degradado...apenas com rastícios de natureza autóctone...é de facto um paraíso de biodiversidade: o melhor que há, o melhor que nos resta!...
Assim acontece que esta noite sonhei com a biodiversidade da Roménia. Estava ali a caminhar pelos montes ardidos e só velhos romenos se cruzavam comigo (deve ser o meu subconsciente desperto para a marginalização agrícola que lá também se passa, graças, em parte, à integração Europeia) e espantava-me com a diversidade de flores e plantinhas. Até uma Linaria bem grande com flores amarelas lá havia!...
Como é que fomos capazes de trocar umas comodidadezecas que se tornam lixo em três tempos por toda esta beleza e riqueza da natureza???

No comments: