Monday 2 March 2009

Socorro!

"Também a concentração numa visão orientada para a produção agrícola de base desligada das actividades de comercialização e transformação tem diminuído as suas possibilidades de desenvolvimento, designadamente através do efeito multiplicador que estas podem ter a montante. Pela integração a que obrigam, pela promoção de valor que fomentam e, ainda, pela estruturação indirecta, pela via funcional, que possibilitam, pode-se ganhar a dimensão económica que outros instrumentos mais clássicos não asseguram."

Plano Estratégico Nacional de Desenvolvimento Rural 2007-2013, p. 3

O que é que eles quererão dizer?
Ou eu sou muito burra ou isto simplesmente não é para ser percebido...
Ou então isto é um daqueles jogos em que tiraram as vírgulas para mostrar como elas são importantes para se perceber um texto?

2 comments:

Nuno said...

Um verdadeiro Sudoku verbal!

Preocupa-me o sentido que atribuo (será que tem alguma coisa a ver?) á primeira parte da 1º frase e ao remate:

"(...) produção agrícola de base desligada das actividades de comercialização e transformação tem diminuído as suas possibilidades de desenvolvimento(...)" e " (...) pode-se ganhar a dimensão económica que outros instrumentos mais clássicos não asseguram."

Parece que se está a justificar a falta de investimento em meios de produção tradicionais e de subsistência (?).

Já agora, gostava de saber a sua opinião deste assunto:

http://www.cm-arouca.pt/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=988&Itemid=101

Cumprimentos!

A.S. said...

Parabéns por ter conseguido interpretar alguma coisa ;-)

O projecto da Câmara de Arouca poderá ser muito interessante, mas por enquanto tem contronos misteriosos, se a informação disponíbvel é apenas a que está no site da CM.
O que é que eles planeiam fazer? Será que há properiedades com casas de caseiro em boas condições, como eles pretendem? E sem saber muito bem para que fim será, será que os proprietários vão ser cativados para o projecto? Mas com certeza haverá uma divulgação mais informal, para alcançar potenciais participantes/proprietários, pois essa divulgação é sempre mais eficaz no meio rural do que internet e editais.
Espero que sim, que se possa fazer alguma coisa agrícola-social em Arouca, e boas ideias vindas de Câmaras são muito precisas e bem-vindas!