Friday 5 October 2007

Boas práticas

Exemplos de boas práticas de apoio da agricultura sustentável e alimentação saudável:

1. Comprar produtos biológicos – desta forma tem uma garantia que as suas necessidades alimentares não vão destruir a fertilidade do solo e que obtém produtos saudáveis! Veja onde comprar produtos biológicos em www.agrobio.pt.

2. Mercados de agricultores – são provavelmente a forma mais fácil de comprar produtos frescos directamente do agricultor, em Portugal. Em muitos outros países os mercados de agricultores foram extintos e eventualmente substituidos por mercados de comerciantes (com os mesmos problemas para a qualidade dos produtos alimentares como os supermercados convencionais). Por isso, nesses países, a criação de novos mercado de agricultores está a ser revolucionária!... Por isso, preservemos as nossas praças e mercados tradicionais, que ajudam os agricultores da nossa região a sobreviver. Com alguma insistência pode até conseguir desencantar um agricultor que lhe vende produtos “sem químicos” (mas cuidado, que muitos agricultores dizem que não põem nada ou quase nada porque não sabem quantificar a aplicação nem avaliar o perigo das substâncias químicas).

3. Sistema RECIPROCO – RElações de CIdadania entre PROdutores e Consumidores é uma versão de Agricultura Apoiada pela Comunidade (Community Supported Agriculture), baseando-se na venda directa de produtos agrícolas pelo produtor ao consumidor. A venda directa permite aumentar o lucro do produtor (que é em grande parte captado pelos intermediários, nas cadeias de mercado agro-alimentar convencionais) o que corresponde a nada mais, nada menos, do que garantir um preço justo ao agricultor. Geralmente os agricultores preparam cabazes ou caixas cheios de produtos agrícolas da época que são entregues semanalmente aos consumidores. Os consumidores comprometem-se a comprar os cabazes durante uma época de produção ou durante um ano.
O primeiro sistema RECIPROCO em Portugal foi iniciado pela Associação TAIPA (http://www.taipa-desenvolvimento.pt/), no concelho de Odemira, e chama-se “Cabaz da horta”.

4. Teikei – é um sistema cooperativo desenvolvido no Japão, onde um grupo de consumidores decidiu obter produtos de qualidade e a um bom preço directamente do produtor. Os produtos adquiridos pela cooperativa são distribuidos, sem lucro, para os sócios. Todos beneficiam: os agricultores por poderem vender grandes quantidades a um bom preço e os consumidores por poderem obter produtos de qualidade a preços mais baixos do que os praticados no mercado retalhante.

5. Slow-Food – é um movimento originário da Itália, fundado por apreciadores de gastronomia de qualidade que gostam de “comer nas calmas”. Este movimento opõe-se ao Fast-Food, como o próprio nome indica. Os adeptos do Slow Food celebram os produtos de qualidade, preparados em casa e com amor e apreciados até à última trinca. Um adepto famoso do Slow Food é o Príncipe Charles do Reino Unido. No Japão as ideias do movimento Slow Food foram recebidas com entusiasmo, originando o movimento SlowLife – por uma apreciação da vida e contra a correria pela eficiência e maximização dos lucros.
Veja mais no site inglês: www.slowfood.com

No comments: