Monday 14 December 2009

Os 3 bloqueios à aprendizagem

Segundo Coenrad van Houten existem três bloqueios fundamentais que fazem com que as pessoas resistam à aprendizagem ou tenham sérias dificuldades em aprender algo de novo...

Bloqueio do pensamento - basicamente corresponde à dificuldade em superar as nossas ideias feitas e pré-concebidas sobre o mundo. Em vez de estarmos abertos para perceber como o mundo realmente é, aplicamos os nossos modelos mentais, para fazer sentido das coisas sempre de acordo com o familiar.

Bloqueio emocional - aprender alguma coisa nova requer admitir que não se sabe já, e confrontar essa realidade sobre nós próprios pode ser muito difícil. Aprender envolve sempre um reality check entre o que nós pensamos que nós somos e a realidade. Portanto, é mais aprazível estar quieto.

Bloqueio da vontade - para aprender, por um lado é necessário querer aprender, e por outro, complementarmente, é preciso que queiramos intervir no mundo, para admitirmos que é necessário desenvolvermos novas capacidades e conhecimentos para podermos agir melhor. Mas para querermos aprender e intervir no mundo precisamos de ver um sentido naquilo que fazemos e ter a coragem para tomar os riscos associados ao agir.

No comments: